Opinião

curso patrístico na cura da alma

O curso patrístico de cura da alma CristianismoEurásia 24.02.2016Metropolitan Hierofey VlachosO que é Cristianismo

Explicando as especificidades do cristianismo, muitos acreditam que é uma doutrina filosófica ou religião, uma das muitas que existem desde a antiguidade. Mas, é claro, o cristianismo não é uma filosofia, como geralmente é entendido em nosso tempo. A filosofia expõe construções especulativas. A principal diferença entre o cristianismo e a filosofia reside no fato de que esta é fruto do pensamento humano, enquanto o cristianismo é a revelação de Deus. Esta não é uma descoberta humana, mas uma revelação do próprio Deus dada ao homem.

“vigilante” e profético

A lógica humana seria incapaz de descobrir as verdades do cristianismo. Mas onde a palavra humana era impotente, apareceu a Palavra do Deus-homem, ou melhor, o Deus-Homem Cristo, a Palavra de Deus. Essa revelação de Deus foi expressa nos termos então filosóficos, mas ela, e isso deve ser enfatizado novamente, não é filosofia. Da filosofia da época, apenas as vestes do Verbo Divino-Humano foram retiradas.
São João Crisóstomo, explicando as palavras do profeta Isaías: “Eis que o Soberano Senhor tirará de Jerusalém… forte e forte… e um juiz, e um profeta, e um vigilante…” (Is. . 3: 1-2), comenta: “O vigilante (afiado) é aquele que adivinha o futuro, baseado em sua grande mente e experiência. Pois uma coisa é conjectura, e outra coisa é profecia; um fala no Espírito Santo, sem acrescentar nada de próprio, enquanto o outro, tomando como base o que já aconteceu e recorrendo à ajuda de sua própria mente, pode prever muito do futuro, como é próprio de uma pessoa verdadeiramente razoável. pessoa. No entanto, há uma grande diferença entre uma e outra, como entre a razão humana e a graça divina.
Portanto, uma coisa é conjectura (isto é, filosofia), e outra é profecia, ou seja, a palavra de um profeta teológico. Os primeiros são ação humana, enquanto o último é a revelação do Todo-Santo Espírito.

Nos escritos patrísticos, nomeadamente no ensinamento de São Máximo o Confessor, fala-se da filosofia como o início da vida espiritual, mas deve-se notar que sob o termo “filosofia ativa (filosofia)” o santo entende a purificação do coração das paixões, que é realmente a primeira etapa no caminho da alma para Deus.
Da mesma forma, o cristianismo não pode ser considerado uma religião, pelo menos no sentido que é colocado neste conceito agora. Costuma-se acreditar que Deus vive no céu, controla a história humana de lá, é exigente e duro e exige satisfação de uma pessoa que deixa a terra com sua fraqueza e impotência. Há um muro que os separa entre Deus e o homem. Ela deve ser superada, e a religião pode fornecer ajuda decisiva para isso. Várias cerimônias religiosas são usadas para esse fim.

luz incriada

No entanto, o cristianismo não pode estar contido no conceito e definição de religião, que geralmente é atribuída às chamadas religiões “naturais”. Deus é uma Pessoa viva que tem uma conexão orgânica com o homem. Além disso, o cristianismo não transfere de forma alguma o problema para o futuro e não espera apenas desfrutar do Reino de Deus no final da história humana e após o fim dos tempos. O futuro no cristianismo está enraizado no presente, e o Reino de Deus começa nesta vida. O Reino de Deus, segundo a interpretação patrística, é a graça do Deus Triúno, a contemplação da luz incriada.

   

Nós, ortodoxos, não esperamos o fim da história e dos tempos, mas estamos nos esforçando para isso através da vida em Cristo, e assim já estamos experimentando o que acontecerá na vida futura após a Segunda Vinda. São Simeão, o Novo Teólogo, diz que aquele que viu a luz incriada e se uniu a Deus não espera a segunda vinda do Senhor, mas vive nela.

Precisamente porque a Ortodoxia não adia a solução do problema. Traz vida, transforma a vida biológica, santifica e transforma a sociedade. A ortodoxia, se a percebemos corretamente e vivemos no Espírito Santo, representa a comunhão de Deus e do homem, celestial e terreno, vivo e morto. E nesta comunicação todos os problemas que surgem em nossa vida são realmente resolvidos.

No entanto, entre os membros da Igreja também existem pessoas espiritualmente doentes e inexperientes, então pode-se supor que alguns perceberão o cristianismo como uma religião no sentido acima. Além disso, a vida espiritual é um processo dinâmico. Começa com o batismo, que é a purificação da imagem de Deus, e continua na vida ascética, visando alcançar a semelhança com Deus, ou seja, a comunhão com Deus.

O cristianismo é antes de tudo a Igreja. A igreja significa o corpo de Cristo. Basta assinalar as palavras de Cristo: “Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja” (Mt 16,18) e as palavras do Apóstolo Paulo dirigidas aos Colossenses: “… e Ele é a cabeça do corpo da Igreja” (Cl 1,18) e a Timóteo: “… para que saibas andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo. , a coluna e firmeza da verdade” (1 Tim. 3:15).

Isso significa que Cristo não está apenas no céu, governando a história e a vida humana de lá, mas está unido a nós. Ele assumiu a natureza humana, divinizou-a e, portanto, a natureza humana divinizada em Cristo está à direita do Pai. Assim, Cristo é nossa vida, e nós somos “membros de Cristo”.

Bem-aventurada deificação

O objetivo do cristianismo é alcançar um estado bem-aventurado de deificação. A deificação e a semelhança de Deus são identificadas uma com a outra. Mas para alcançar esta semelhança e contemplação de Deus, e para que esta própria contemplação se torne para nós não um “fogo consumidor”, mas uma luz vivificante, é preciso primeiro purificar a pessoa. Esta limpeza e cura é obra da Igreja. Se, por outro lado, um cristão participa dos ritos sem ser submetido a uma purificação vivificante, embora as próprias manifestações externas do culto visem precisamente a purificação de uma pessoa, ele não vive verdadeiramente na Igreja . O cristianismo sem purificação é uma utopia.

Assim, só podemos falar de religião (piedade) purificando-nos e, principalmente, lutando pela nossa própria cura, o que está de acordo com as palavras de Tiago, o irmão de Deus: “Se algum de vocês pensa que é piedoso, , e não refreia a sua língua, mas engana o seu coração, é uma piedade vazia. Pura e imaculada piedade para com Deus e Pai é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e guardar-se da corrupção do mundo” (Tiago 1:26-27). Vê-se bem nesta passagem que o piedoso é aquele que refreia a língua e não engana o seu coração, mas o purifica da imundície interior, e que a religião não é apenas uma manifestação de preocupação com o sofredor, mas principalmente manter-se limpo dos assuntos mundanos. Quem cuida de sua purificação é religioso e pertence à religião.

Cristianismo como remédio

Essa diferença nos dá o direito de afirmar que o cristianismo não é uma filosofia ou uma religião no sentido que as religiões “naturais” são, mas antes…

Fonte Internacional verificada

Via Kateh – Traduções CMIO REF9889

Conteúdo Internacional – Utilidade pública – Acadêmica

Disclaimer: Conteúdo de opinião, traduzido sem revisão – e sem responsabilidade por parte de CMIO.




Mostrar mais

Artigos relacionados

Adblock Detected.

Desative seu AdBlock para poder acessar o conteúdo gratuito. Disable your AdBlock.