Opinião

Ressurreição de Lázaro

A Ressurreição de Lázaro CristianismoEurásia 23.04.2016Marina Golubina

“A ressurreição geral, antes de sua paixão, assegurando que você ressuscitou Lázaro dos mortos, Cristo Deus…” – a Igreja canta no sábado de Lázaro.

“Antes de seu sofrimento e morte, desejando convencer a todos da ressurreição geral, você ressuscitou Lázaro dos mortos, Cristo Deus.”

Este é o significado principal do evento, que celebramos como feriado na véspera da entrada do Senhor em Jerusalém.

A morte entrou no mundo através da queda de Adão e Eva. Com a separação da alma do corpo, a carne humana se decompõe em elementos (ou “elementos”), conforme a palavra do Senhor ao Adão caído: e ao pó voltarás” (Gênesis 3:19), e as almas de todas as pessoas, incluindo os justos e os profetas, foram para um lugar triste fora dos limites da terra e do mundo criado em geral, para o criou o nada, que os judeus chamavam de “sheol”, os gregos – inferno (tinha). Seu poder, esse lugar (ou melhor, a ausência de um lugar) parecia tão inabalável e eterno que nunca ocorreu a nenhum dos antigos que pessoas uma vez mortas pudessem ressuscitar em todas as suas três composições e viver para sempre. Apenas a alma (ou melhor, uma composição mental e espiritual sutil) era considerada imortal, e a imortalidade do corpo em prol da vida eterna em outro mundo era dita apenas, talvez, pelos egípcios, que tentavam preservá-la pela mumificação , ou seja por conta deles. Escusado será dizer que isso foi de pouca utilidade, embora muitas múmias tenham sobrevivido até hoje – para o deleite dos arqueólogos. (Não falaremos das ideias pervertidas de N. Fedorov, que, no entanto, confundiram muitas mentes, nem mesmo as mais recentes). A atitude dos gregos em relação à morte é claramente expressa nas palavras de Aquiles, ditas a Odisseu que desceu ao Hades: “É melhor ser o último diarista na terra dos vivos do que um rei no reino dos mortos. ”

Nossos ancestrais eslavos acreditavam em algum tipo de retribuição póstuma: a alma de Yavi caiu em Prav ou Iriy, se uma pessoa vivesse na terra de acordo com a lei, ou seja, de acordo com a lei da justiça divina (ou Rota), ou em Nav, ou seja. o mundo de frio e escuridão, se ele violou esta lei. Mas mesmo aqui este renascimento, a nova vida dizia respeito apenas à alma.

Mas é difícil para uma pessoa aceitar a idéia da morte eterna e, assim – desde tempos muito antigos – certas teorias começaram a ser inventadas sobre a transmigração de almas de um corpo para outro. As teorias não são muito convincentes (embora milhões de pessoas acreditem nisso e até de alguma forma “lembrem suas vidas passadas”), mesmo que apenas pela razão de que a alma humana está tão intimamente soldada ao corpo que pode ser simplesmente outra “reserva” recipiente para ele. não pode. Além disso, o próprio logos de cada pessoa implica a trindade de suas composições – a alma-espiritual, juntamente com a corporal.

“O corpo é um receptáculo repugnante para a alma”, escreveu o Papa Gregório Magno (o mesmo que “fez” Maria Madalena uma “prostituta”, caluniando o discípulo amado de Cristo por todos os séculos subsequentes). Assim, um dos criadores da versão ocidental do cristianismo descobriu uma afinidade com Valentim, Basilides e Mani.

O gnosticismo em todas as suas variedades, aparentemente derrotado no alvorecer do cristianismo pelos esforços de grandes padres santos como Irineu de Lyon, Hipólito de Roma e Clemente de Alexandria, mas não condenado por um concílio, continuou a existir como uma espécie de corrente subterrânea. no cristianismo, especialmente no Ocidente.

Cristãos ocidentais, começando com Bless. Agostinho (que passou mais de nove anos entre os maniqueus, depois renunciou ao maniqueísmo, mas ainda não conseguiu se livrar completamente de seus princípios básicos – pelo menos em um nível subconsciente), os gnósticos foram muito ativamente denunciados, no entanto – paradoxalmente – eles acabaram estar mais perto deles. Isso se refletirá mais tarde na Lenda Áurea, e na atitude católica em relação à “mortificação da carne”, e na “prática penal”, que chegou parcialmente à Idade Média e até nós – através de Novgorod (pegue pelo menos alguns “oficiais de penitência”). Ainda hoje encontramos tal “distorção”, especialmente entre os neófitos, que, em seu ardor, não por razão, “por melhores intenções”, como lhes parece, querendo imediatamente “se livrar de tudo o que é terreno”, realmente cair no pecado de vilipendiar a criação de Deus, embora caída, – carne humana.

Provavelmente por isso, nós cristãos estamos sob a influência do maniqueísmo rastejante, que o Pe. Georgy Florovsky, – é costume falar sobre a salvação da alma. Mas um homem sem corpo não é um homem, como S. Gregório de Nissa (Sobre a Estrutura do Homem). E, portanto, a Ortodoxia, como o único ensinamento verdadeiro e não distorcido de Cristo, ensina sobre a ressurreição das pessoas no corpo após a Segunda e gloriosa vinda de Sua vinda. E o penhor desta ressurreição universal foi a Primeira Vinda à terra de nosso Salvador Jesus Cristo, Sua não menos gloriosa encarnação: homem” (irmos 4 cânticos do cânone pela Sagrada Comunhão) – e não apenas a alma.

O Evangelho de João, que contém a história da Ressurreição de Lázaro, é por algum motivo considerado “o mais gnóstico”. Que delírio! De fato, é o mais antignóstico, pois já no início se afirma: “O Verbo (Logos) se fez carne”, o que para um gnóstico de qualquer escola soa como loucura.

“Vocês não sabem que seus corpos são templos do Espírito Santo?” – ecoa o evangelista João, S. Apóstolo Paulo (1 Coríntios 6:19) E S. Gregory Palamas, que em seus escritos resumiu os ensinamentos de todos os Santos Padres Ortodoxos que o precederam, escreveu sobre o efeito transformador das energias do Espírito Santo não apenas na alma, mas também nos corpos das pessoas. Ele não escreve sobre a mortificação da carne, mas sobre sua santificação e transfiguração, a deificação da pessoa inteira, em todas as suas três composições. É por isso que Cristo nos oferece Seu Corpo e Sangue como alimento, para santificar e transformar nossas almas e corpos, preparando-os para a ressurreição geral.

Na véspera da vinda de Cristo ao mundo, apenas entre os judeus, talvez, a crença na ressurreição de pessoas no corpo foi preservada, e mesmo assim não entre todos – os saduceus, por exemplo, negaram essa crença. Mas os fariseus acreditavam firmemente nisso e esperavam a chegada do Salvador – Mashiach (“Messias” – a pronúncia helenizada desta palavra), e ainda estão esperando. Pois a maioria não aceitou Jesus de Nazaré como Salvador e Rei, apesar do óbvio cumprimento de inúmeras profecias Nele. “Examinai as Escrituras, … elas testificam de Mim” (João 5:39), Cristo dirigiu-se aos judeus. Mas eles teimosamente se recusaram a reconhecer Jesus como o Messias, não acreditavam em profecias claras e exigiam milagres e sinais do céu. Quando o Senhor operava milagres, eles também não acreditavam neles. E até mesmo João Batista da prisão enviou discípulos a Cristo com a pergunta: “És tu aquele que há de vir, ou devemos esperar outro?” Ao que o Salvador responde: “Vá e diga a João o que você ouve e vê: o cegos vêem e os coxos andam, os leprosos são purificados e os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e os pobres pregam o evangelho”, referindo-se às profecias de Isaías sobre o Messias (Isaías 29:18, 35:4-10) .

E, de fato, durante todos os três anos da vida terrena…

Fonte Internacional verificada

Via Kateh – Traduções CMIO REF9889

Conteúdo Internacional – Utilidade pública – Acadêmica

Disclaimer: Conteúdo de opinião, traduzido sem revisão – e sem responsabilidade por parte de CMIO.




Mostrar mais

CMIO

Conselho de Mídia Independente - Grupo independente, de atuação jornalística; baseado em SP. Replica e elabora conhecimentos e assuntos de utilidade pública.

Artigos relacionados

Adblock Detected.

Desative seu AdBlock para poder acessar o conteúdo gratuito. Disable your AdBlock.