Opinião

Mensagem de Páscoa de Sua Santidade o Patriarca Kirill

Mensagem de Páscoa de Sua Santidade Patriarca Kirill CristianismoEurásia 30/04/2016Sua Santidade Patriarca Kirill

Vossa Graça arcepastores, todos honrados presbíteros e diáconos, monges e monjas amantes de Deus, queridos irmãos e irmãs!

CRISTO RESSUSCITOU!

Com estas palavras alegres e animadoras de vida, saúdo cordialmente a todos vós, meus queridos, e felicito-vos pela grande e salvadora festa da Páscoa.

A Igreja chama este dia santo de Festa das Festas e Festa das Festas pela boca de um dos mestres ecumênicos, São Gregório, o Teólogo. E nisso reside um profundo significado espiritual, pois “a Páscoa supera todas as celebrações, não só humanas e terrenas, mas também as de Cristo e para Cristo, na medida em que o sol ultrapassa as estrelas” (Palavra 45. Sobre a Santa Páscoa). Na gloriosa Ressurreição do Senhor Jesus, que se tornou o evento mais importante da história da salvação do gênero humano, reside o próprio significado e a essência mais profunda de nossa fé, a força central e poderosa da mensagem cristã ao mundo. Todo o nosso sermão nestes dias cabe em apenas duas palavras: “Cristo ressuscitou! Dito isto, o que mais posso dizer? Tudo foi dito! – exclama São Filareto, Metropolita de Moscou (Sermão no dia da Santa Páscoa, 18 de abril de 1826).

A história da humanidade após a queda de Adão é a história da luta contínua entre o bem e o mal. Tendo mostrado desobediência ao Criador, as pessoas deixam o pecado em suas vidas e no mundo, e com ele sofrimento e doença, corrupção e morte. Mas, mais importante, o pecado separou as pessoas de Deus, que não fez o mal e é alheio a toda injustiça. Nem um único justo foi capaz de superar essa trágica divisão, esse enorme abismo espiritual, pois é impossível fazer isso apenas pelas forças humanas. E, portanto, como diz São Gregório, o Teólogo, “temos necessidade de Deus encarnado e mortificado, para que pudéssemos viver” (Palavra 45. Sobre a Santa Páscoa).

Em outras palavras, a Ressurreição de Cristo tornou-se aquele avanço para a eternidade, graças ao qual as limitações humanas foram superadas e a sede de união com Deus foi saciada. A Páscoa é uma celebração do amor infinito do Criador pelas pessoas, “porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16).

Mas o que significa celebrar a Páscoa em um mundo carregado de dor e sofrimento, esgotado por guerras e conflitos, cheio de ódio e malícia? O que significa cantar “pisando a morte até a morte e dando vida aos que estão nas sepulturas” quando a morte continua sendo o fim óbvio da vida terrena de cada um de nós? É claro que a Páscoa não anula a presença real da morte no Universo, mas agora a dor humana e a tragédia da existência terrena são superadas pelo Senhor Jesus Ressuscitado, que deu a nós, seus discípulos e seguidores, uma esperança irresistível de ganhar a vida eterna. . A partir de agora, a morte para nós cristãos não é mais separação, mas um encontro alegre e ansiado reencontro com Deus.

Cristo, o primogênito dos mortos (1 Coríntios 15:20), nos mostrou o único caminho possível para vencer o pecado e a morte. Este é o caminho do amor. E somos chamados a testemunhar ao mundo inteiro sobre este amor. E somos chamados a testemunhar antes de tudo pelo exemplo de nossa própria vida, pois por isso todos saberão que somos discípulos do Salvador, se tivermos amor uns pelos outros (João 13:35).

O amor, que, segundo as palavras do apóstolo Paulo, é a totalidade das perfeições (Col. 3:14), é a mais alta e maior das virtudes cristãs. Com a transição para a eternidade, quando pudermos ver o próprio Senhor, nossa fé se transformará em conhecimento, e a esperança da salvação pela graça de Deus se tornará realidade. No entanto, o amor nunca cessará (1 Coríntios 13:8) e nunca mudará.

Como Santo Inácio (Bryanchaninov) escreve notavelmente, a perfeição do cristianismo consiste no amor perfeito ao próximo (experiências ascéticas. Sobre o amor ao próximo). O que significa “amor perfeito”? É um amor que se estende ao amor por estranhos, mal-intencionados e até inimigos. Este é o amor sacrificial, que ultrapassa todo o entendimento humano, porque não se encaixa no quadro da lógica cotidiana cotidiana. Pode ser adquirida por meio de um feito espiritual que atrai a graça de Deus, que nos dá a oportunidade de responder com amor ao ódio e bem ao mal.

Foi esse tipo de amor que Cristo mostrou por nós, por causa da nossa salvação ele suportou uma terrível humilhação, sofrimento na cruz e morte dolorosa. Com seu amor que tudo conquista e tudo preenche, o inferno foi esmagado no chão, e os portões do paraíso foram finalmente abertos para toda a humanidade. Em qualquer circunstância da vida, somos chamados a lembrar que, de fato, as forças do mal são ilusórias e não tão grandes, porque não podem ser comparadas com as forças do amor e do bem, cuja única fonte é Deus. Lembremos também que a melhor resposta e meio eficaz de resistir ao pecado e à injustiça é a nossa oração sincera, que vem do fundo do coração e, sobretudo, a oração conciliar oferecida na igreja no culto e, sobretudo, a comunhão do Corpo e Sangue do próprio Salvador na Eucaristia sacramental.

Experimentando agora a grande alegria pascal e contemplando com reverência e admiração o Doador da Vida de Cristo Ressuscitado do Sepulcro, partilhemos esta mensagem salvífica com os que estão próximos e distantes, para que também eles vejam o resplendor inexprimível do amor divino e, juntamente com nós, abençoe e glorifique o honroso e magnífico nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

Que a luz salvadora da Ressurreição de Cristo, excedendo todo o entendimento, invariavelmente ilumine o nosso caminho de vida, iluminando-nos e confortando-nos, tornando-nos participantes e herdeiros do Reino dos Céus.

Alegrai-vos, meus queridos, porque

VERDADEIRAMENTE É CRISTO DEUS RESSUSCITADO!

+KIRILL,

PATRIARCA DE MOSCOU E TODA A RÚSSIA

Páscoa de Cristo, 2016

Materiais sobre este tópicoTradicionalismo ortodoxo N.Ya. Danilevsky como um fator ideológico da soberania espiritual da RússiaOrtodoxia, enciclopedismo e históriaGeopolítica da aproximação ortodoxo-católica”Como a Igreja Católica difere da Ortodoxa?”

Fonte Internacional verificada

Via Kateh – Traduções CMIO REF9889

Conteúdo Internacional – Utilidade pública – Acadêmica

Disclaimer: Conteúdo de opinião, traduzido sem revisão – e sem responsabilidade por parte de CMIO.




Mostrar mais

Artigos relacionados

Adblock Detected.

Desative seu AdBlock para poder acessar o conteúdo gratuito. Disable your AdBlock.