Opinião

Todas as Diretivas Athos por Dugin

Todas as Diretivas Athos Dugin CristianismoEurásia 28.05.2016

1. Edição especial da Athos

Em 17 de maio, às 18h25, a equipe de filmagem do canal de TV TSARGRAD, juntamente com o editor-chefe Alexander Dugin, voou para o aeroporto de Salônica. Ao passar pelo controle de passaportes no aeroporto, o editor-chefe do nosso canal de TV foi detido. A polícia grega explicou o motivo da detenção da seguinte forma: “A entrada nos países da União Europeia é proibida a pedido da Hungria”.

Não foi possível obter informações inteligíveis sobre as verdadeiras razões da recusa dos guardas de fronteira gregos. Após oito horas de prisão e interrogatório, a entrada de Alexander Dugin na UE foi autorizada.

Nas ações das autoridades gregas, pode-se ver claramente o desrespeito às normas do direito internacional e a violação dos direitos dos trabalhadores da mídia. Afinal, o objetivo da visita de Alexander Dugin à Grécia é destacar a visita histórica do presidente russo Vladimir Putin e do patriarca Kirill ao Monte Athos.
O editor-chefe de “Tsargrad” foi admitido no território da Grécia, mas as principais questões permaneceram em aberto. Quem está tentando destruir a unidade da cultura russa e grega – e mais amplamente europeia – e quem está ameaçando o espaço pós-bizantino hoje?

2. Monaquismo

O significado do monaquismo é recriar o ser de um homem perfeito. Existem dois caminhos no monaquismo – o caminho do eremitério, os Anacaritas, e o caminho dos Cenevos – a comunidade monástica. O mosteiro de São Paulo é uma cenóbia típica. Aqui os monges vivem numa espécie de estado monástico, no qual, juntamente com todos os irmãos monásticos, é recriada a plenitude da natureza humana. Todos os relacionamentos comuns e mundanos aqui estão tentando ser deixados de lado, superados, porque todos os monges estão unidos por essa ideia comum – a ideia de salvação e, mais importante, a ideia de deificação. Se Cristo é um homem-Deus, então os cristãos são pessoas que querem ir na outra direção. Deus desce à humanidade para que a humanidade possa ascender. E o monge percebe isso como o único significado de sua própria existência.

Os monges são os escolhidos, mas essa escolha é muito especial. Salvando a si mesmos, os monges salvam toda a humanidade, ajudam, contribuem para esta salvação, porque se uma pessoa leva a sério o que Cristo trouxe ao mundo, se uma pessoa é verdadeiramente salva, então milhares de pessoas serão salvas. Uma vez que a natureza humana é uma só, e os monges, unindo-se na kinovia, como no mosteiro de São Paulo no Monte Athos, demonstram o que é uma pessoa conciliar. Uma vez que esta sociedade monástica se esforça para não ser apenas uma coleção de personalidades individuais, ela quer se tornar uma personalidade monástica especial, uma única pessoa conciliar que está focada na coisa principal – o caminho da salvação e da deificação. Portanto, um monge é aquele que se retira em nome do universal. Assim, o monaquismo funciona para toda a humanidade.

3. Simbolismo de Athos

Hoje estamos no Santo Monte Athos, no centro do monaquismo cristão ortodoxo. Este lugar era sagrado muito antes da era cristã. Segundo a mitologia grega, o gigante Athos, que dá nome ao Monte Athos, participou da batalha entre os gigantes e os antigos deuses pagãos e jogou essa rocha gigante no senhor dos mares, o deus Poseidon.

Mais tarde, já em tempos históricos, este local também foi considerado sagrado. Um dos principais arquitetos da época de Alexandre, o Grande, que criou o primeiro império grego da história, propôs transformar a península de Athos em uma enorme escultura do próprio Alexandre, onde um rio deveria fluir de uma de suas mãos, e uma cidade deveria ser localizada na outra. É verdade que Alexandre acreditava que isso seria uma rivalidade com o mundo dos deuses e rejeitou essa proposta. Mas foi a era cristã que se tornou o auge da santidade deste lugar, depois que, segundo a lenda dos monges de Athos, o Santíssimo Theotokos aqui chegou com João, o Teólogo, a convite do bispo Lázaro. A tempestade levou-o às margens do Athos, e desde então esta herança tornou-se uma das duas principais heranças da Santíssima Theotokos. Desde aquela época, nem uma única mulher pôs os pés aqui. Não porque os cristãos não honram o feminino, não respeitam as mulheres, mas porque respeitam demais uma mulher – a Bem-Aventurada Virgem Maria, em memória de quem a montanha se tornou um mosteiro contínuo, uma república monástica.

4. Sobre a compreensão ortodoxa da morte

“Se para uma pessoa comum, um materialista, a morte é o fim de tudo, o fim da existência terrena – a única que ele conhece, então para um cristão, a morte é, talvez, um novo começo.”

Assista ao programa do autor “Dugin’s Directive” no canal de TV Tsargrad. Exibido em 25 de maio de 2016

Claro, a existência no corpo é de grande importância, porque é durante esse período que nasce o destino da vida após a morte. Se uma pessoa se concentra em sua alma, em sua imortalidade, na salvação, em Deus, então quando a morte vem, a alma desperta, ressuscita e herda a bem-aventurança eterna”…

5. Simbolismo das Cavernas de Athos

Hoje falaremos sobre a morte e a atitude cristã ortodoxa em relação a ela. Se para uma pessoa comum, um materialista, uma pessoa moderna, a morte é o fim, o fim de tudo, o fim da existência terrena, o único que uma pessoa conhece, então para um cristão a morte é, talvez, um novo começo . Claro, a existência no corpo é de grande importância, pois é durante esse período que o destino da vida após a morte é decidido.

Se uma pessoa vive sua vida, concentrando-se na alma, em sua imortalidade, na salvação, em Deus, o criador de tudo e, antes de tudo, sua própria alma, nosso Salvador e Pai, então quando a morte vem, sua alma desperta , desperta, ressuscita e herda a bem-aventurança eterna.

6. Práticas hesicastas dos monges de Athos

Estamos na caverna do Ancião Sofroniy (Sakharov) no Monte Athos.
Aqui o ancião, a quem foi revelada a Luz do Tabor, que o moveu para o caminho monástico, se engajou em práticas hesicastas, salvou sua alma, percorreu o caminho da deificação, e nós estamos em sua cela, em sua caverna. E é hora de falar sobre o que é hesicasmo.
O hesicasmo é uma tendência no monaquismo ortodoxo grego que remonta às profundezas da história. O hesicasmo baseia-se na ideia de que existem energias eternas da Santíssima Trindade, que vêm dela não como uma unidade hipostática – Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo, mas como sua irradiação, seu brilho eterno. E esse brilho permanece inalterado, divinamente belo antes da criação do mundo, quando o mundo foi criado e depois que o mundo não existir mais.

7. Visita de Vladimir Putin e Patriarca Kirill a Athos

Hoje estamos testemunhando um evento histórico – a visita conjunta do chefe do Estado russo, o presidente Vladimir Putin, e do chefe da Igreja Ortodoxa Russa, Sua Santidade o Patriarca Kirill de Moscou e toda a Rússia, ao Monte Athos, ao Mosteiro de Panteleimon – o berço do monaquismo russo, para homenagear o milênio da presença russa em Athos.
O simbolismo deste evento é colossal. Pela primeira vez na história da Rússia, os chefes de…

Fonte Internacional verificada

Via Kateh – Traduções CMIO REF9889

Conteúdo Internacional – Utilidade pública – Acadêmica

Disclaimer: Conteúdo de opinião, traduzido sem revisão – e sem responsabilidade por parte de CMIO.




Mostrar mais

Artigos relacionados

Adblock Detected.

Desative seu AdBlock para poder acessar o conteúdo gratuito. Disable your AdBlock.